Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Jacksuelma Martins de-
dc.date.accessioned2017-09-21T21:47:15Z-
dc.date.available2017-09-21T21:47:15Z-
dc.date.issued2017-08-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14625-
dc.descriptionLIMA, Jacksuelma Martins de. Percepção de meio ambiente dos alunos do nono ano da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro de Cacimba de Dentro – PB. 2017. 24 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, a temática ambiental vem sendo amplamente discutida pela sociedade, por ser entendida como a instância capaz de formar cidadãos aptos a lidar com a problemática nessa área. Apesar do Brasil ser um dos países com a maior diversidade de experiências em Educação Ambiental, algumas avaliações mostram que a Educação Ambiental majoritariamente praticada não tem sido capaz de enfrentar tamanho problema. A partir da década de 1990, no entanto, autores têm discutido a existência de uma Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica, em que a primeira, amplamente praticada, vem sendo incapaz de formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios ambientais. O presente artigo, ao tempo que discute o entendimento sobre essas duas vertentes, analisa, também, a percepção de Meio Ambiente de alunos no nono ano da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro, no interior da Paraíba. Para isso, solicitamos aos alunos, a produção de um texto (carta) dirigida a alguém que não conhece essa temática, sendo necessário, portanto, tratar de pelos menos três aspectos dessa questão: (1) o que é o problema; (2) a causa; (3) possíveis soluções. A partir desse material, e com apoio nos princípios da Educação Ambiental Conservadora e Crítica, proposta por Lima (2009), analisar a percepção de Meio Ambiente dos alunos estudados. Os resultam encontrados em nossa pesquisa, a partir dos posicionamentos dos estudantes demonstram que a percepção dos alunos são compatíveis com a visão conservadora descrita pelos autores trabalhados, o que nos permite inferir que os mesmos têm recebido uma Educação Ambiental Conservadora.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Conservadorapt_BR
dc.subjectEducação Críticapt_BR
dc.subjectPercepção de Estudantespt_BR
dc.titlePercepção de meio ambiente dos alunos do nono ano da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro de Cacimba de Dentro - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:68 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jacksuelma Martins de Lima.pdf6.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.