Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardo, Maria Sueli Barroso-
dc.date.accessioned2017-09-28T17:06:22Z-
dc.date.available2017-09-28T17:06:22Z-
dc.date.issued2017-08-11-
dc.identifier.otherCDD 510.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14683-
dc.descriptionBERNARDO, M. S. B. A história da Matemática: Um olhar sobre os livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar a abordagem da História da Matemática (HM) em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Como principais teóricos, optamos por Boyer (2003), Brolezzi (1991), Batista (2000), Miguel e Miorim (2004). Tivemos por base os estudos de Vianna (1995) e Bianchi (2006) para a criação das categorias de análise. Vianna (1995) estabeleceu uma classificação para constatar o uso da HM em livros didáticos, entretanto, Bianchi (2006) observou que não era suficiente e adequou as categorias existentes, juntamente com os documentos oficiais para uma melhor análise da HM em livros didáticos. Desse modo, confirmou-se que a classificação de Bianchi (2006) é mais adequada para atender o objetivo do estudo. Concomitantemente, observamos que a coleção analisada seguiu bem esta classificação, mesclando a HM às atividades dos conteúdos. No entanto, essa não é uma regularidade no decorrer da coleção de livros, aparece apenas em alguns capítulos. Da mesma forma, concluímos que o autor observado pouco enfatiza a HM como um recurso didático, a qual é indispensável como um recurso a ser integrado de forma consistente no ensino-aprendizado da Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José das Neves Amorimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.titleA história da Matemática: Um olhar sobre os livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Sueli Barroso Bernardo.pdfPDF - Maria Sueli Barroso Bernardo10.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.