Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Douglas dos Santos-
dc.date.accessioned2017-09-28T17:06:46Z-
dc.date.available2017-09-28T17:06:46Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14687-
dc.descriptionOLIVEIRA, D. dos S. O humor e a aprendizagem significativa: estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos de Biologia. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ensino no Brasil é predominantemente público na educação básica, onde vivencia muitas dificuldades, dentre estas pode-se destacar relação à estrutura física das unidades escolares e limitações dos professores. Diante de tal problemática, muitos docentes se esforçam em busca de novas estratégias para melhorar o ensino a fim de incentivar e provocar a aprendizagem dos discentes de forma prazerosa. Entretanto, para que isso aconteça é essencial mudar a visão ultrapassada segundo a qual o ensino da biologia é representado por um grande apanhado de nomenclaturas científicas de difícil compreensão. Nessa perspectiva o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização do uso do humor como estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos biológicos, tomando como fundamento o conceito de aprendizagem significativa, proposto por David Ausubel. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, e os dados foram coletados em programa preparatório para os exames vestibulares no ano de 2016, na cidade de Campina Grande (PB). A amostragem envolveu participantes do projeto "Bioloucos", utilizando a plataforma digital google docs. Por meio de análise de questionários foi verificado o alcance de requisitos básicos para promoção da aprendizagem significativa. Os resultados observados incitam-nos a considerar a relação humor-educação como sendo significativo para o ensino de biologia. Além de promover a motivação e ajudar na classificação em exames de vestibulares, possibilita um debate que foge aos tradicionais métodos de ensino engessado em paradigmas formais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Osmundo Rocha Claudinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.titleO humor e a aprendizagem significativa: estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos de Biologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas dos Santos Oliveira.pdfPDF - Douglas dos Santos Oliveira14.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.