Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Douglas dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T17:06:46Z | - |
dc.date.available | 2017-09-28T17:06:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14687 | - |
dc.description | OLIVEIRA, D. dos S. O humor e a aprendizagem significativa: estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos de Biologia. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino no Brasil é predominantemente público na educação básica, onde vivencia muitas dificuldades, dentre estas pode-se destacar relação à estrutura física das unidades escolares e limitações dos professores. Diante de tal problemática, muitos docentes se esforçam em busca de novas estratégias para melhorar o ensino a fim de incentivar e provocar a aprendizagem dos discentes de forma prazerosa. Entretanto, para que isso aconteça é essencial mudar a visão ultrapassada segundo a qual o ensino da biologia é representado por um grande apanhado de nomenclaturas científicas de difícil compreensão. Nessa perspectiva o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização do uso do humor como estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos biológicos, tomando como fundamento o conceito de aprendizagem significativa, proposto por David Ausubel. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, e os dados foram coletados em programa preparatório para os exames vestibulares no ano de 2016, na cidade de Campina Grande (PB). A amostragem envolveu participantes do projeto "Bioloucos", utilizando a plataforma digital google docs. Por meio de análise de questionários foi verificado o alcance de requisitos básicos para promoção da aprendizagem significativa. Os resultados observados incitam-nos a considerar a relação humor-educação como sendo significativo para o ensino de biologia. Além de promover a motivação e ajudar na classificação em exames de vestibulares, possibilita um debate que foge aos tradicionais métodos de ensino engessado em paradigmas formais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Osmundo Rocha Claudino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.title | O humor e a aprendizagem significativa: estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos de Biologia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Douglas dos Santos Oliveira.pdf | PDF - Douglas dos Santos Oliveira | 14.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.