Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Iara Gilmony Farias | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T17:07:12Z | - |
dc.date.available | 2017-09-28T17:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 570.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14691 | - |
dc.description | ALMEIDA, I. G. F. Utilização de modelo didático no processo de ensino-aprendizagem de divisão celular em uma escola pública de Campina Grande – PB. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das dificuldades observadas na aprendizagem de Divisão Celular busca-se uma condição de ensino mais prazerosa e que possa estimular o interesse e a curiosidade dos estudantes. Através do lúdico podemos tornar o aluno sujeito ativo no processo de sua aprendizagem. Nesta perspectiva esta pesquisa objetivou avaliar a eficiência do ensino através do lúdico, com produção de modelos didáticos dos processos de divisão celular, assim como, identificar a compreensão dos alunos sobre citologia e comparar o possível avanço no processo de aprendizagem dos estudantes a partir da aplicação de questionários comparando questões a qual tiveram sua temática trabalhada no modelo com uma questão que foi vista apenas na teoria. A pesquisa foi financiada pelo Programa de Iniciação à docência - PIBID e realizada em algumas etapas (Questionário pré/Minicurso/Produção de esquema através de desenhos/ Produção dos Modelos Didáticos/ Questionário pós), tratando-se de um Relato de Experiência no qual os dados obtidos receberam tratamento quali-quatitativo. Foi realizada com 24 estudantes de uma turma do 3° ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande- PB, Brasil. A pesquisa mostrou-se satisfatória, observando que antes da intervenção o índice de acertos era de 6,6% e após a intervenção passou a ser de 78,43%. O emprego de modelos didáticos no processo de construção do conhecimento do educando permite que este se torne sujeito ativo de sua aprendizagem, a partir da elaboração do material foi possível que os mesmos compreendessem o processo, que foi apresentado didaticamente em fases, tornando-os assim capazes de perceber de forma mais clara os procedimentos e possibilitando um ensino mais dinâmico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Divisão celular | pt_BR |
dc.subject | Modelo didático | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Utilização de modelo didático no processo de ensino-aprendizagem de divisão celular em uma escola pública de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Iara Gilmony Farias Almeida.pdf | PDF - Iara Gilmony Farias Almeida | 9.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.