Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Cícera Regina Sampaio-
dc.date.accessioned2017-09-28T17:13:51Z-
dc.date.available2017-09-28T17:13:51Z-
dc.date.issued2017-08-17-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14705-
dc.descriptionFERNANDES, C. R. S. Concepções dos professores de Ciências da cidade de Alagoa Nova - PB sobre o tema Educação Inclusiva. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Inclusiva, através de suas propostas de inclusão para o acesso e a permanência do aluno no Ensino Regular, ganha espaço e desperta interesse por parte da sociedade ao longo dos anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) garante a educação como direito de todos indistintamente. A escola deve promover a aprendizagem a seus alunos. No Ensino de Ciências, o grande desafio é incluir os excluídos no meio educacional, para tanto é necessário que os educadores busquem diferentes estratégias de ensino, que permita o acesso ao ensino de modo geral, contemplando os horizontes conceituais dos educandos, e permitindo a construção e significação cientifica pelos mesmos. Neste trabalho procuramos traçar um perfil dos professores de ciências que atuam na cidade de Alagoa Nova – PB, objetivando analisar as concepções e contribuições dos mesmos para com a Educação Inclusiva. Participaram da pesquisa 11 professores. Para esta, utilizou-se um questionário, com 09 questões relativas ao perfil dos professores. O tratamento dos dados foi realizado através de análises estatísticas. Os resultados obtidos nos levam a conhecer o pensamento inclusivo dos professores, e refletir sistematicamente acerca da real efetivação da Educação Inclusiva. Sobretudo, é necessário romper algumas barreiras. Estas se referenciam principalmente ao despreparo dos professores, rigidez curricular, as práticas avaliativas e as condições de acesso e permanência do aluno em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.titleConcepções dos professores de Ciências da cidade de Alagoa Nova - PB sobre o tema Educação Inclusivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícera Regina Sampaio Fernandes.pdfPDF - Cícera Regina Sampaio Fernandes7.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.