Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Cícera Regina Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T17:13:51Z | - |
dc.date.available | 2017-09-28T17:13:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14705 | - |
dc.description | FERNANDES, C. R. S. Concepções dos professores de Ciências da cidade de Alagoa Nova - PB sobre o tema Educação Inclusiva. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva, através de suas propostas de inclusão para o acesso e a permanência do aluno no Ensino Regular, ganha espaço e desperta interesse por parte da sociedade ao longo dos anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) garante a educação como direito de todos indistintamente. A escola deve promover a aprendizagem a seus alunos. No Ensino de Ciências, o grande desafio é incluir os excluídos no meio educacional, para tanto é necessário que os educadores busquem diferentes estratégias de ensino, que permita o acesso ao ensino de modo geral, contemplando os horizontes conceituais dos educandos, e permitindo a construção e significação cientifica pelos mesmos. Neste trabalho procuramos traçar um perfil dos professores de ciências que atuam na cidade de Alagoa Nova – PB, objetivando analisar as concepções e contribuições dos mesmos para com a Educação Inclusiva. Participaram da pesquisa 11 professores. Para esta, utilizou-se um questionário, com 09 questões relativas ao perfil dos professores. O tratamento dos dados foi realizado através de análises estatísticas. Os resultados obtidos nos levam a conhecer o pensamento inclusivo dos professores, e refletir sistematicamente acerca da real efetivação da Educação Inclusiva. Sobretudo, é necessário romper algumas barreiras. Estas se referenciam principalmente ao despreparo dos professores, rigidez curricular, as práticas avaliativas e as condições de acesso e permanência do aluno em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Atuação docente | pt_BR |
dc.title | Concepções dos professores de Ciências da cidade de Alagoa Nova - PB sobre o tema Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cícera Regina Sampaio Fernandes.pdf | PDF - Cícera Regina Sampaio Fernandes | 7.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.