Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Édino Farias dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T17:16:43Z | - |
dc.date.available | 2017-09-28T17:16:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14726 | - |
dc.description | SANTOS, É. F. dos. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história da ciência tem contribuído para humanizar o Ensino de Química, influenciando diretamente na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços, erros e conflitos da ciência. Dessa forma, torna-se importante analisar como ela tem sido abordada no contexto da educação básica e como o conteúdo histórico está apresentado nos materiais didáticos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como vem sendo abordada a História da Ciência (HC) para o conteúdo de funções inorgânicas nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio (PNLEM 2015). Para a análise dos capítulos, foram utilizados os critérios propostos por Silva e Teixeira (2009), onde a análise foi dividida em categorias. Os resultados revelam que alguns capítulos dos livros não apresentam História da Ciência e não a valorizam em relação ao ensino, reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos objetivos propostos pelos documentos oficiais e as pesquisas em Ensino de Química no contexto da Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Funções inorgânicas | pt_BR |
dc.title | Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático 2015 para o conteúdo de funções inorgânicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Édino Farias dos Santos.pdf | PDF - Édino Farias dos Santos | 7.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.