Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1479
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jaberly Teixeira da | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-09T11:24:40Z | - |
dc.date.available | 2013-08-09T11:24:40Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 333.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1479 | - |
dc.description | SILVA, J. T. da. Aulas de gramática no estágio supervisionado: uma análise da prática docente. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende analisar quais as concepções que permeiam as aulas de gramática observadas durante o período do estágio supervisionado, e quais suas implicações, com enfoque na prática do professor de língua portuguesa. Baseamonos nas teorias e pesquisas de Possenti (1996), Neves (2004), Antunes (2007) e Travaglia (2009), além de outros pesquisadores, como também nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2000) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Para isso, foram observadas dez horas-aula de gramática, na turma do 3° ano da EJA, no segundo semestre do ano letivo 2011, entre os dias vinte seis de setembro ao dia dezessete de outubro, no Centro Educacional Raul de Freitas Mouzinho, escola situada na cidade de Guarabira/PB. Por fim, constatamos que o ensino de gramática tem se voltado a um ensino normativo e, algumas vezes descritivo, desprezando a concepção interacionista, a qual prioriza o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Para uma mudança neste quadro, seria necessário que o professor tivesse uma abordagem que não excluísse a norma padrão, mas a relacionasse com um ensino internalizado da língua para efetivar uma proposta com o objetivo maior de desenvolver a competência comunicativa do aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Gramática - ensino | pt_BR |
dc.title | Aulas de gramática no estágio supervisionado: uma análise da prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jaberly Teixeira da Silva.pdf | Jaberly Teixeira da Silva | 419.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.