Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jaberly Teixeira da-
dc.date.accessioned2013-08-09T11:24:40Z-
dc.date.available2013-08-09T11:24:40Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.otherCDD 333.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1479-
dc.descriptionSILVA, J. T. da. Aulas de gramática no estágio supervisionado: uma análise da prática docente. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo pretende analisar quais as concepções que permeiam as aulas de gramática observadas durante o período do estágio supervisionado, e quais suas implicações, com enfoque na prática do professor de língua portuguesa. Baseamonos nas teorias e pesquisas de Possenti (1996), Neves (2004), Antunes (2007) e Travaglia (2009), além de outros pesquisadores, como também nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2000) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Para isso, foram observadas dez horas-aula de gramática, na turma do 3° ano da EJA, no segundo semestre do ano letivo 2011, entre os dias vinte seis de setembro ao dia dezessete de outubro, no Centro Educacional Raul de Freitas Mouzinho, escola situada na cidade de Guarabira/PB. Por fim, constatamos que o ensino de gramática tem se voltado a um ensino normativo e, algumas vezes descritivo, desprezando a concepção interacionista, a qual prioriza o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Para uma mudança neste quadro, seria necessário que o professor tivesse uma abordagem que não excluísse a norma padrão, mas a relacionasse com um ensino internalizado da língua para efetivar uma proposta com o objetivo maior de desenvolver a competência comunicativa do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luana Francisleyde Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectGramática - ensinopt_BR
dc.titleAulas de gramática no estágio supervisionado: uma análise da prática docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaberly Teixeira da Silva.pdfJaberly Teixeira da Silva419.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.