Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Vanessa Gabriela Zacarias | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-09T11:25:01Z | - |
dc.date.available | 2013-08-09T11:25:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1480 | - |
dc.description | MONTEIRO, V. G. Z. A produção textual no ensino médio. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisas contemporâneas ressaltam a importância do texto em sala de aula e investigam como se encontra o ensino/aprendizagem dos educandos em relação à Produção Textual no Ensino Médio. Buscando compreender esses fatores, surgiu a necessidade de analisar o envolvimento do docente e do educando com as dificuldades e limitações diante da escrita de textos, já que, como apontam alguns exames, como o ENEM, o aluno ainda não se encontra na maioria das vezes, apto a produzir textos com eficácia. Um possível fator determinante para tal defasagem seria o fato das aulas de Língua Portuguesa ainda se encontrarem limitadas à gramática normativa, descontextualizada, sendo o espaço para trabalhar a produção, mínimo, quando não, momentos em que se privilegia uma prática “mecânica”, em razão da imposição de muitas exigências e regras que desmotivam cada vez mais o aluno. Portanto, objetivou-se, com essa pesquisa, refletir sobre meios e subsídios que possam nortear o professor e o aluno em momentos de produção voltados para o âmbito dos Gêneros Textuais, atual eixo norteador do ensino de língua. O esteio teórico-metodológico baseia-se nas obras dos autores voltados para a perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem como Koch (2010), Marcuschi (2008), Bunzen (2006), entre outros, e também nos questionários respondidos por alunos do Ensino Médio, constatando assim, os pontos essenciais para o aluno desenvolver seu lado criativo e produtivo, e uma breve reflexão sobre a importância do ensino voltado para novas metodologias para que a prática docente se torne mais significativa nos dias atuais e na vida do educando. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleide Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Produção textual - ensino | pt_BR |
dc.subject | Gêneros | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A produção textual no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanessa Gabriela Zacarias Monteiro.pdf | Vanessa Gabriela Zacarias Monteiro | 463.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.