Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1481
Título: O arpão obsessivo: Moby Dick e a vingança de Ahab
Autor(es): Santos, William Carlos Dantas dos
Palavras-chave: Romantismo americano
Vingança
Distúrbios psíquicos
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: O presente artigo terá como objeto de estudo as consequências das ações inconsequentes movidas pela obsessão de sede de vingança do capitão Ahab (Acab) devido a perda de sua perna no romance de Herman Melville, Moby Dick. Este será analisado sob uma perspectiva psicanalítica, com base em estudos nos Dicionários Internacional de Psicanálise (www.enotes.com, 2011) e Psicologia (Duarte e Mesquita, 1996), Revista Brasileira de Psiquiatria (2000), em sites especializados baseados na teoria de Sigmund Freud e Carlos Byington, 1988, dentre outros. Pertencente ao romantismo americano, a obra tornou-se uma das mais importantes peças literárias de seu tempo, e porque não dizer dos nossos dias, já que mostra, entre muitas outras coisas, a vida dos marinheiros da época, suas dificuldades e aventuras, tornando-se para muitos um manual de sobrevivência em alto mar. Moby Dick narra as aventuras de um navio baleeiro nos mares gelados do norte e a obsessão de seu capitão, Ahab, em busca de vingança pela perda de sua perna em uma de suas caçadas à baleia branca, Moby Dick. Todos os acontecimentos giram em torno dessas duas personagens, narradas pela personagem Ismael, único sobrevivente a bordo do baleeiro Pequod. A obsessão de Ahab por vingança o faz esquecer-se dos valores ético-morais, do companheirismo, da compaixão e do amor pelo próximo, pondo em risco toda a sua tripulação para atingir seu único objetivo, matar a baleia branca.
Descrição: SANTOS, W. C. D. dos. O arpão obsessivo: Moby Dick e a vingança de Ahab. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1481
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - William Carlos Dantas dos Santos.pdfWilliam Carlos Dantas dos Santos418.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.