Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Lusmara Oliveira-
dc.date.accessioned2017-10-16T18:14:36Z-
dc.date.available2017-10-16T18:14:36Z-
dc.date.issued2017-08-16-
dc.identifier.otherCDD 657.42-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14822-
dc.descriptionSAMPAIO, L. O. Formação do preço de venda: um estudo das práticas adotadas pelas micro e pequenas empresas comerciais varejistas de artigos do vestuário da cidade de Monteiro/PB, no ano de 2017. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO mercado de Monteiro/PB, constituído, em sua maioria, por empresas comerciais varejistas, sendo o comércio de artigos do vestuário, a segunda atividade que mais prevalece no município, de acordo com pesquisas realizadas através do portal Empresômetro das Micros e Pequenas Empresas. Ressalta-se a representatividade econômica deste setor para o município. Nesse contexto, estudos que tenham por objetivo a identificação e proposição inerentes às MPEs revestem-se de extrema relevância para o futuro e a prosperidade dessas organizações. A pesquisa tem como objetivo geral identificar as práticas usadas na determinação do preço de venda em produtos comercializados nas micro e pequenas comerciais varejistas de artigos do vestuário da cidade de Monteiro/PB. A metodologia utilizados trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, com coleta de dados, através de um questionário, aplicado posterior a um teste. Os dados foram levantados através de 33 questionários, composto por 15 questões, estruturado para avaliar a formação de preço e seus desdobramentos, dividido em partes: perfil dos empreendimentos pesquisados, perfil do respondente e por fim, as informações pertinentes às práticas adotadas para formação de preço pelas empresas. Os resultados encontrados mostram que as MPE’s comerciais varejistas de artigos do vestuário como práticas de formação do preço de venda, se aproxima do markup, e que apesar da compreensão dos fatores que devem ser observados na determinação do preço de venda, os proprietários, na prática, procedem de maneira aleatória, sem a utilização de um sistema de custos estruturado e desconsiderando as técnicas de formação de preços existentes na literatura. Portanto, o processo de formação de preço, ainda que avaliado como satisfatório pelos empresários, não apresenta consistência estruturada; apenas atitudes em relação à formação de preços, o que não se traduz em um sistema completo e eficiente que possa dar respostas aos propósitos declarados como objetivos de preço.pt_BR
dc.description.sponsorshipJosimar Farias Cordeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMicro e Pequenas empresaspt_BR
dc.subjectPreço de vendapt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.titleFormação do preço de venda: um estudo das práticas adotadas pelas micro e pequenas empresas comerciais varejistas de artigos do vestuário da cidade de Monteiro/PB, no ano de 2017pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lusmara Oliveira Sampaio.pdfPDF - Lusmara Oliveira Sampaio11.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.