Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Karoline de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T18:20:43Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T18:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14824 | - |
dc.description | RIBEIRO, K. F. Resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da matemática anseia por mudanças de metodologias e estas estão previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em particular, a metodologia de Resolução de Problemas introduzida por George Polya no início do século passado. Hoje, esta metodologia é estudada por diversos pesquisadores, inclusive aqui no Brasil está representada por Lourdes de la Rosa Onuchic. O objetivo deste trabalho se resume em buscar abordagens para o processo de ensino e aprendizagem de forma a estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a construção dos conceitos e das propriedades geométricas dos triângulos e quadriláteros, propondo situações-problema a partir do uso do Tangram. O trabalho se iniciou a partir da experiência vivenciada nos estágios supervisionados II e III do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus VI - Monteiro, no semestre de 2016. 1 e 2016.2, no qual foi utilizado a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os resultados foram coletados da experiência de intervenção em se trabalhar com a Resolução de Problemas no Estágio Supervisionado no 8º ano de Ensino Fundamental II e no 1º ano do Ensino Médio, no primeiro semestre dos anos 2016 e 2017. Cada um dos episódios foi acompanhado de uma reflexão das potencialidades de ensino e de aprendizagem através das 7 peças do Tangram, ou seja, materiais manipuláveis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Roger Ruben Huaman Huanca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karoline de Freitas Ribeiro.pdf | PDF - Karoline de Freitas Ribeiro | 12.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.