Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Karoline de Freitas-
dc.date.accessioned2017-10-16T18:20:43Z-
dc.date.available2017-10-16T18:20:43Z-
dc.date.issued2017-08-16-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14824-
dc.descriptionRIBEIRO, K. F. Resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da matemática anseia por mudanças de metodologias e estas estão previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em particular, a metodologia de Resolução de Problemas introduzida por George Polya no início do século passado. Hoje, esta metodologia é estudada por diversos pesquisadores, inclusive aqui no Brasil está representada por Lourdes de la Rosa Onuchic. O objetivo deste trabalho se resume em buscar abordagens para o processo de ensino e aprendizagem de forma a estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a construção dos conceitos e das propriedades geométricas dos triângulos e quadriláteros, propondo situações-problema a partir do uso do Tangram. O trabalho se iniciou a partir da experiência vivenciada nos estágios supervisionados II e III do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus VI - Monteiro, no semestre de 2016. 1 e 2016.2, no qual foi utilizado a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os resultados foram coletados da experiência de intervenção em se trabalhar com a Resolução de Problemas no Estágio Supervisionado no 8º ano de Ensino Fundamental II e no 1º ano do Ensino Médio, no primeiro semestre dos anos 2016 e 2017. Cada um dos episódios foi acompanhado de uma reflexão das potencialidades de ensino e de aprendizagem através das 7 peças do Tangram, ou seja, materiais manipuláveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipRoger Ruben Huaman Huancapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.titleResolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karoline de Freitas Ribeiro.pdfPDF - Karoline de Freitas Ribeiro12.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.