Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1483
Título: A leitura e sua contribuição social: reflexões
Autor(es): Lima, Érica Santos de
Palavras-chave: Leitura
Conhecimento
Formação
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Objetivando uma reflexão sobre as práticas de leitura, mais especificamente, sobre a influência que elas exercem sobre a formação do individuo é de que tratamos neste trabalho, com base em uma pesquisa bibliográfica quantitativa, alicerçada principalmente em FREIRE (2003), LAJOLO (2008), KLEIMAN (2007/2008), KOCH (2007) e ORLANDI (2003). Primeiramente, revemos alguns conceitos sobre leitura, para, em seguida, tratarmos de aspectos concernentes à influência que ela exerce sobre os indivíduos. Verificamos que, quando apresentada logo na infância, ela acompanha e permanece no desenvolvimento intelectual do cidadão durante toda sua vida. Desta forma, inegavelmente, ela tem importância fundamental perante o desenvolvimento de competências de interação de cada individuo no meio social que nos rodeia, tornando-nos cidadãos aptos a vivenciar momentos de clareza e independência, exercermos a participação, nosso ponto de vista, mostrarmos conhecimento e saída eficaz para determinadas situações. A leitura é veiculo de informação cultural, fator de desenvolvimento educacional que constrói, dentro de cada um de nós, um amplo campo de conhecimento sociocultural e de nós mesmos.
Descrição: LIMA, E. S. de. A leitura e sua contribuição social: reflexões. 2012. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1483
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Santos de Lima.pdfÉrica Santos de Lima232.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.