Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1486
Título: O gótico em diferentes estéticas de vampiro: Drácula de Stoker e Edward de Meyer
Autor(es): Silva, Jocielly Neves Felício da
Palavras-chave: Literatura gótica
Personagem
Vampiro
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar dois personagens nas obras Drácula, o vampiro da noite (STOKER, 1897) e Crepúsculo (MEYER, 2005). Deste modo, focalizaremos os protagonistas Drácula e Edward, respectivamente, com o intuito de demonstrar duas estéticas do vampiro em ambas as obras citadas. Como estratégia teórico-metodológica, esta pesquisa se baseia em autores como Botting (1999) e Bourre (1986) na constituição da Literatura Gótica, bem como do personagem vampiro. Percebemos na análise comparativa que o vampiro do romance de Stoker é inserido numa ambiência de mistério e de solubilidade, característica esta, em parte, próxima da Literatura Gótica do século XVIII na Inglaterra, mas que apresenta uma desconstrução da lenda clássica do vampiro ao representá-lo na estética naturalista/barroca no século XIX. Por outro lado, notamos em Edward da obra de Meyer, um vampiro pós-moderno imerso no século XXI nos EUA que se volta para a estética romântica do vampiro.
Descrição: SILVA, J. N. F. da. O gótico em diferentes estéticas de vampiro: Drácula de Stoker e Edward de Meyer. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1486
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocielly Neves Felício da Silva.pdfJocielly Neves Felício da Silva618.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.