Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Dayvid Carneiro da | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-09T11:28:26Z | - |
dc.date.available | 2013-08-09T11:28:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1488 | - |
dc.description | SILVA, J. D. C. da. Música: uma ferramenta didática ao letramento. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama crítico de como a música se constitui em uma ferramenta didática para o letramento em língua portuguesa nos limites do Ensino Fundamental. Parte da hipótese que, por ser um integrante da vida cotidiana do indivíduo-aluno, através de sua estrutura (linguística nas fronteiras da interação no meio social) se constitui como uma importante ferramenta didática para o letramento em língua materna. Nesse sentido, esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de letramento como resultado do processo de aprendizagem de Língua Portuguesa, traçando um panorama heterogênico nas fronteiras do letramento-música-ensino e descreve os resultados de uma aplicação em turma do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional “Osmar de Aquino, Guarabira-PB, como a música se faz ferramenta para o letramento. Adota uma metodologia de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos são é o da pesquisa bibliográfica, combinando-se à aplicação de texto, análise e intervenção em sala de aula. Com relação aos procedimentos adotados na intervenção, uma atividade utilizando a letra e a música “O caderno”, de Chico Buarque, foi introduzida, possibilitando transformar a aula de língua portuguesa em um momento de interação e participação dos alunos. O diálogo dos alunos contribuiu para que cada um deles reconstruísse o texto apresentado, tendo em vista a observação da realidade. A análise da aplicação permitiu ao pesquisador verificar que a música pode se constituir em uma ferramenta didática para o letramento em língua portuguesa. Ficou claro, também, que, apesar da realização dessa atividade, o processo relatado configura parte de um trabalho pedagógico com vistas ao letramento, aberto a outras intervenções que venham ampliar e enriquecer as conclusões deste estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antônio Flávio Ferreira de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Música: uma ferramenta didática ao letramento / José Dayvid Carneiro da Silva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Dayvid Carneiro da Silva.pdf | José Dayvid Carneiro da Silva | 596.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.