Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Dayvid Carneiro da-
dc.date.accessioned2013-08-09T11:28:26Z-
dc.date.available2013-08-09T11:28:26Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1488-
dc.descriptionSILVA, J. D. C. da. Música: uma ferramenta didática ao letramento. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar um panorama crítico de como a música se constitui em uma ferramenta didática para o letramento em língua portuguesa nos limites do Ensino Fundamental. Parte da hipótese que, por ser um integrante da vida cotidiana do indivíduo-aluno, através de sua estrutura (linguística nas fronteiras da interação no meio social) se constitui como uma importante ferramenta didática para o letramento em língua materna. Nesse sentido, esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de letramento como resultado do processo de aprendizagem de Língua Portuguesa, traçando um panorama heterogênico nas fronteiras do letramento-música-ensino e descreve os resultados de uma aplicação em turma do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional “Osmar de Aquino, Guarabira-PB, como a música se faz ferramenta para o letramento. Adota uma metodologia de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos são é o da pesquisa bibliográfica, combinando-se à aplicação de texto, análise e intervenção em sala de aula. Com relação aos procedimentos adotados na intervenção, uma atividade utilizando a letra e a música “O caderno”, de Chico Buarque, foi introduzida, possibilitando transformar a aula de língua portuguesa em um momento de interação e participação dos alunos. O diálogo dos alunos contribuiu para que cada um deles reconstruísse o texto apresentado, tendo em vista a observação da realidade. A análise da aplicação permitiu ao pesquisador verificar que a música pode se constituir em uma ferramenta didática para o letramento em língua portuguesa. Ficou claro, também, que, apesar da realização dessa atividade, o processo relatado configura parte de um trabalho pedagógico com vistas ao letramento, aberto a outras intervenções que venham ampliar e enriquecer as conclusões deste estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Antônio Flávio Ferreira de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleMúsica: uma ferramenta didática ao letramento / José Dayvid Carneiro da Silvapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Dayvid Carneiro da Silva.pdfJosé Dayvid Carneiro da Silva596.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.