Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1489
Título: Migração e opressão social: um estudo comparativo entre Vidas Secas de Graciliano Ramos e As Vinhas da Ira de John Steinbeck
Autor(es): Costa, Luciolo Pereira da
Palavras-chave: Migração
Opressão social
Seca
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho aborda o processo migratório sucedido nos romances Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos e As Vinhas da Ira (1939), do escritor norte-americano John Steinbeck. Tratando de uma análise bibliográfica, tomamos por base as experiências vividas pela família de Fabiano em Vidas Secas e pela família Joad em As Vinhas da Ira, haja vista que ambas se configuram em um ambiente rural marcado pela injustiça social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o panorama das representações da migração presente no contexto das referidas obras, em virtude do flagelo da seca, da depressão americana e da opressão social. Além disso, buscamos ao mesmo tempo, aproximações e ou contraposições no que concerne aos efeitos causados pelo movimento migratório na vida dos personagens. Tecemos ainda um breve comentário sobre o papel do romance regionalista na década de 30, empregado como um elemento de denúncia, no intuito de transparecer realidades e verdades que ainda não tinham se tornado públicas. Foi nesse contexto de crítica social que se situou a expressão literária na década de 30, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Para construção dessa monografia, utilizamos como aporte teórico, as discussões de Bradbury (1991), Bosi (2006), Albuquerque Júnior (2011), entre outros. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
Descrição: COSTA, L. P. da. Migração e opressão social: um estudo comparativo entre Vidas Secas de Graciliano Ramos e As Vinhas da Ira de John Steinbeck. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1489
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciolo Pereira da Costa.pdfLuciolo Pereira da Costa580.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.