Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Flor, Maria do Rosário da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-09T11:28:46Z | - |
dc.date.available | 2013-08-09T11:28:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1490 | - |
dc.description | FLOR, M. do. R. da. S. A leitura no processo de letramento escolar: (re) visitando à prática docente. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo buscou apresentar algumas reflexões sobre o ensino da leitura na alfabetização, tomando como ponto de partida a perspectiva do letramento. Sendo a leitura um dos múltiplos desafios da escola e talvez o mais valorizado em níveis de exigência na sociedade, seu ensino deve permitir o acesso às diferentes práticas e usos. O foco da pesquisa foi a análise das concepções de aprendizagem da leitura e a relação existente entre a teoria e o preparo de aula de leitura por professoras que alfabetizam. Para tanto, serviram como base teórica para a elaboração deste artigo autores da área da educação, alguns com obras que se voltam predominantemente para a prática do letramento como Kleiman (1995) e Soares (2009). Outros autores consultados como Freire (2001), Martins (2003), Silva (2006) e Koch (2006) contribuiram com textos que se voltavam também para a prática de leitura. Assim neste artigo, primeiro serão abordadas as definições de letramento e alfabetização para em seguida comentar a leitura no processo de letramento escolar, enfocando a leitura na escola e o perfil do professor leitor na formação de alunos leitores. Por conseguinte, foram feitas análises do direcionamento da aula de leitura a partir de questionários aplicados a professores de alfabetização (1º ano). A análise dos dados indicou que as professoras orientam seu trabalho numa base construtivista, tomando a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem da leitura. O confronto dos dados obtidos mostra que as professoras apresentam uma boa concepção de aprendizagem da leitura durante o processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fabio Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | A leitura no processo de letramento escolar: (re) visitando à prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Rosário da Silva Flor.pdf | Maria do Rosário da Silva Flor | 2.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.