Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFlor, Maria do Rosário da Silva-
dc.date.accessioned2013-08-09T11:28:46Z-
dc.date.available2013-08-09T11:28:46Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1490-
dc.descriptionFLOR, M. do. R. da. S. A leitura no processo de letramento escolar: (re) visitando à prática docente. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo buscou apresentar algumas reflexões sobre o ensino da leitura na alfabetização, tomando como ponto de partida a perspectiva do letramento. Sendo a leitura um dos múltiplos desafios da escola e talvez o mais valorizado em níveis de exigência na sociedade, seu ensino deve permitir o acesso às diferentes práticas e usos. O foco da pesquisa foi a análise das concepções de aprendizagem da leitura e a relação existente entre a teoria e o preparo de aula de leitura por professoras que alfabetizam. Para tanto, serviram como base teórica para a elaboração deste artigo autores da área da educação, alguns com obras que se voltam predominantemente para a prática do letramento como Kleiman (1995) e Soares (2009). Outros autores consultados como Freire (2001), Martins (2003), Silva (2006) e Koch (2006) contribuiram com textos que se voltavam também para a prática de leitura. Assim neste artigo, primeiro serão abordadas as definições de letramento e alfabetização para em seguida comentar a leitura no processo de letramento escolar, enfocando a leitura na escola e o perfil do professor leitor na formação de alunos leitores. Por conseguinte, foram feitas análises do direcionamento da aula de leitura a partir de questionários aplicados a professores de alfabetização (1º ano). A análise dos dados indicou que as professoras orientam seu trabalho numa base construtivista, tomando a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem da leitura. O confronto dos dados obtidos mostra que as professoras apresentam uma boa concepção de aprendizagem da leitura durante o processo de alfabetização.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fabio Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA leitura no processo de letramento escolar: (re) visitando à prática docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Rosário da Silva Flor.pdfMaria do Rosário da Silva Flor2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.