Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1493
Título: Histórias em quadrinhos e fábulas na sala de aula: motivando a leitura e a produção textua
Autor(es): Silva, Mirian Raquel Beserra da
Palavras-chave: Leitura
Gêneros textuais
Histórias em quadrinhos
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Muitos são os gêneros textuais que circulam na sociedade e no meio midiático e que podem auxiliar na formação de leitores, no entanto, escolhemos as histórias em quadrinhos e as fábulas por serem gêneros que despertam a atenção não só de crianças, mas também de adultos e podem ser classificados como um proveitoso recurso didático-pedagógico a serem utilizados em sala de aula para incentivar a leitura e a escrita. Com essa consciência, traçamos como objetivo principal do presente trabalho incentivar a aquisição de leitura e despertar o gosto pela produção do gênero textual histórias em quadrinhos nos alunos do 1º ao 5º ano, integrantes das salas multisseriadas, da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Nova Vivência, localizada na Zona Rural do Município de Sapé/PB. A aplicação em sala de aula dos gêneros já citados foi realizada em seis oficinas, na primeira e na segunda oficina os alunos realizaram leituras e estudos dos aspectos composicionais das histórias em quadrinhos; na terceira oficina os alunos do 1º ano construíram histórias em quadrinhos a partir de apresentações das próprias crianças; na quarta e quinta oficinas consideramos a possibilidade da retextualização de gêneros, dessa forma utilizamos duas fábulas como textos motivadores para a produção de histórias em quadrinhos com os alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano; na sexta e última oficina os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de criar as histórias em quadrinhos utilizando um programa de computador. Para a construção desse estudo serviram de aporte teórico os autores: Lajolo (2002), Freire (1982), Martins (2007), Mendonça (2007), Cristóvão e Nascimento (2008). Verificamos que o trabalho com esses dois gêneros é interessante, pelo fato de os dois apresentarem em sua construção características semióticas e por despertarem o gosto pela leitura e pela escrita.
Descrição: SILVA, M. R. B. da. Histórias em quadrinhos e fábulas na sala de aula: motivando a leitura e a produção textual. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1493
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirian Raquel Beserra da Silva.pdfMirian Raquel Beserra da Silva2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.