Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1497
Título: C. S. Lewis e as crônicas de Nárnia: instrumento evangelizador ou uma apologia ao paganismo?
Autor(es): Gonçalo, Johandeson Neves
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Paganismo
Evangelização
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros do autor irlandês C.S.Lewis, destinados ao público infanto-juvenil e escritos entre 1949 e 1954. Além dos tradicionais temas cristãos, a série se utiliza de personagens da mitologia grega e nórdica, bem ao estilo dos contos de fadas. O conteúdo cristão da série é o centro de um caloroso debate entre os seus críticos e defensores. Muitos cristãos entendem a série como um grande meio de evangelização, enquanto outros colocam os livros como um meio subliminar de passar valores pagãos. O que temos em mente neste artigo é averiguar se os valores cristãos do primeiro livro, O Sobreinho do Mago, diretamente ligado ao livro de Gênesis, seria um método lúdico de evangelização ou, pelo contrário, uma apologia ao paganismo. Tomando como aporte teórico os estudos sobre dialogismo e polifonia (BAKHTIN, 1981); fontes (ZILBERMAN, 2004); e biografia de Lewis (DOWNING, 2002), propomo-nos então a determinar qual das duas opções tem maior peso na obra em questão.
Descrição: GONÇALO, J. N. C. S. Lewis e as crônicas de Nárnia: instrumento evangelizador ou uma apologia ao paganismo?. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1497
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Johandeson Neves Gonçalo.pdfJohandeson Neves Gonçalo296.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.