Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1499
Título: O emprego da poesia na sala de aula: a leitura como meio de formação intelectual dos educandos do ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Aline Maria Gomes de
Palavras-chave: Leitura
Poesia
Percepção sensorial
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: A proposta deste artigo é discorrer sobre a importância da poesia na sala de aula. O artigo foi desenvolvido com o objetivo de mostrar que o trabalho com este gênero textual pode trazer resultados consideráveis quanto à formação do pensamento crítico dos educandos, frente aos inúmeros discursos e linguagens que os cercam na sociedade. Enfatiza-se a necessidade de se trabalhar a poesia desde as séries iniciais, pela importância que há no contato desde cedo. Com esse objetivo, propõe - se meios de trabalho com a poesia para o ensino fundamental, baseadas nas ideias dos escritores relacionados no parágrafo abaixo. Para o desenvolvimento teórico deste artigo, iremos nos apoiar nos seguintes autores: ADLER &VANDEREN (1974), BAMBURGER (1986), LAJOLO (1993), GOLDSTEIN (1994), PINHEIRO (2002), BUNZEN & MENDONÇA (2006), ROSENFIELD (2008), PIETRI (2009), e SOUZA (2009). Ficou evidenciado a importância do estudo da poesia no ensino fundamental, como forma de ampliar a percepção intelectual e sensorial dos alunos.
Descrição: ARAÚJO, A. M. G. de. O emprego da poesia na sala de aula: a leitura como meio de formação intelectual dos educandos do ensino fundamental. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1499
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Maria Gomes de Araújo.pdfAline Maria Gomes de Araújo297.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.