Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1500
Título: Memória ancestral no processo poético identitário de Solano Trindade
Autor(es): Silva, Patrícia Borges Paulino da
Palavras-chave: Memória
Identidade Negra
Poesia
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: O presente artigo trata de uma análise de seis poemas do livro O Poeta do Povo, cujo objetivo principal é identificar as abordagens sobre ancestralidade e memória no processo poético identitário de Solano Trindade. O processo de memória e ancestralidade é dividido em coletivo e pessoal, pois o autor não menciona apenas as suas lembranças, mas a de um povo que apesar do sofrimento relembra as partes positivas e negativas do seu passado, as lutas pela liberdade, os amores, a dor da perda, a terra natal, as festas, enfim, aquilo que lhes foi negado. Solano Trindade escreve sobre seu povo, cultura e tradição, como também versifica o percurso de sua hereditariedade, quando os negros foram trazidos de seu continente, a África, até os dias atuais, em tudo que foi deixado, preservando assim a identidade de seu povo.
Descrição: SILVA, P. B. P. da. Memória ancestral no processo poético identitário de Solano Trindade. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1500
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Borges Paulino da Silva.pdfPatrícia Borges Paulino da Silva597.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.