Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Jacilene Costa de-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:32:30Z-
dc.date.available2017-12-06T18:32:30Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15033-
dc.descriptionMEDEIROS, J. C. de. Análise das atividades experimentais nos livros didáticos de Química para o conteúdo de eletroquímica. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNo cenário educacional brasileiro, o livro didático é um importante instrumento de apoio ao trabalho do professor, sendo uma referência na formação dos estudantes em escolas públicas e privadas. O Brasil tem um dos programas mais avançados de aquisição de livros denominado de Programa Nacional do Livro Didático, que assegura a distribuição gratuita de exemplares à rede pública de Ensino. No entanto, há necessidade de que o professor saiba analisar criticamente cada obra, buscando conhecer critérios importantes que se enquadram dentro das perspectivas do ensino de química. As atividades experimentais, se apresentam como uma categoria importante, devendo ser apresentadas a partir de uma abordagem construtivista e sociocultural. Neste contexto, este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar como os livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro Didático 2015, apresentam as atividades experimentais para o conteúdo de eletroquímica. O presente trabalho trata de uma pesquisa exploratória onde foram analisados como as atividades experimentais estão apresentadas nos livros de Química do 2º ano do Ensino Médio propostos pelo PNLD 2015, no que se refere ao conteúdo de Eletroquímica. Os resultados revelam que os roteiros se enquadram dentro de uma abordagem empirista indutivista, construtivista e sociocultural. Alguns roteiros não apresentam questões iniciais que possam ajudar no levantamento das concepções prévias. Com este estudo, espera-se que os professores possam fazer adaptações importantes em alguns dos roteiros, buscando incorporar todos os elementos importantes que devem está presentes em um roteiro experimental, atendendo aos objetivos preconizados pelas pesquisas em ensino de Química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.titleAnálise das atividades experimentais nos livros didáticos de Química para o conteúdo de eletroquímicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacilene Costa de Medeiros.pdfPDF - Jacilene Costa de Medeiros10.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.