Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1506
Título: | O corpo (des)coberto pelo currículo: história, política e pedagogia |
Autor(es): | Rodrigues, Cinthia Raquel de França |
Palavras-chave: | Currículo escolar Sociedade Educação |
Data do documento: | 9-Ago-2013 |
Resumo: | Propõe-se neste artigo, a discussão acerca da construção do corpo a partir da formulação de ideias presentes na concepção dos currículos escolares, questionando como e qual a intencionalidade do desenvolvimento de programas educacionais que possibilitam uma leitura de práticas que promovem uma neutralização e cristalização das compreensões inerentes à educação escolar e de comportamentos sociais, econômicos e políticos na reprodução cultural e social através da educação e do currículo. Contextualizando os temas expostos implicitamente nos currículos – como as relações de poder, sexualidade, manifestações políticas – aliados ao contexto histórico inserido, pretende-se focar a relação professor/aluno para a adoção de uma visão sociopolítica que concede prioridade ás relações de poder e de controle presentes no processo de organização do conhecimento escolar através da domesticação dos corpos. |
Descrição: | RODRIGUES, C. R. de. F. O corpo (des)coberto pelo currículo: história, política e pedagogia. 2012. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1506 |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cinthia Raquel de França Rodrigues.pdf | Cinthia Raquel de França Rodrigues | 515.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.