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dc.contributor.authorMedeiros, Luanna Géssica Nóbrega-
dc.date.accessioned2017-12-21T17:00:23Z-
dc.date.available2017-12-21T17:00:23Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.otherCDD 362.708 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15066-
dc.descriptionMEDEIROS, L. G. N. Uma análise do processo histórico de atendimento ao adolescente autor de ato infracional: do código de menores às medidas socioeducativas em meio aberto nos centros de referência especializados em assistência social. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Manuscrito]pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema do envolvimento de adolescentes na prática do ato infracional. Neste estudo buscaremos analisar a trajetória histórica do atendimento ao adolescente autor de ato infracional no Brasil desde o Código de Menores de 1927, até a perspectiva inaugurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para a aplicabilidade das Medidas Socioeducativas. Nossa aproximação com o tema se deu a partir do estágio obrigatório em Serviço Social realizado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS II) de Campina Grande-PB, no período de agosto de 2013 até julho de 2014. O presente estudo foi de natureza qualitativa, tendo sido realizado a partir da pesquisa bibliográfica e documental e também das observações em campo de estágio. Buscamos entender o processo de desenvolvimento das ações voltadas aos adolescentes envolvidos com a prática do ato infracional no país até a atual configuração instituída pelo ECA. Procuramos também apreender como está se dando o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto a partir da realidade dos CREAS’s. O estudo apontou que o atendimento especializado ofertado pelo CREAS requer uma equipe profissional interdisciplinar, contando com profissionais de nível superior e médio, habilitados e com capacidade técnica para o desenvolvimento adolescentes prestam serviços, destacam-se: escolas, postos de saúde, Unidades de Saúde da Família, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), entre outras. A recomendação de que se deve privilegiar instituições próximas da moradia do/da adolescente, muitas vezes resulta em resistências, uma vez que pode ser do conhecimento dos profissionais dessas instituições o tipo de ato infracional cometido, e também o adolescente pode estar em risco caso esteja sofrendo algum tipo representam um avanço inegável no atendimento do adolescente envolvido em ato infracional, entretanto a realidade continua a apresentar inúmeros desafios para a efetiva implementação das mesmas e aos profissionais que atuam na área.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectMedidas socieducativaspt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.titleUma análise do processo histórico de atendimento ao adolescente autor de ato infracional: do código de menores às medidas socioeducativas em meio aberto nos centros de referência especializados em assistência socialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:24 - TCC

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