Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1509
Título: E os “selvagens” foram “civilizados”: análise dos discursos construídos sobre os povos indígenas da Paraíba na historiografia clássica local
Autor(es): Fragas Júnior, Luiz
Palavras-chave: Índios
Historiografia
Colonizadores
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar de forma concisa a história dos povos indígenas durante a colonização da Paraíba sob a óptica dos historiadores clássicos do período, verificando as relações que se estabeleceram entre conquistadores e conquistados, bem como a atuação da igreja mediante o processo de lutas e conquistas territoriais. Por meio da historiografia torna-se possível aos pesquisadores das ciências humanas compreenderem que a história também pode ser construída pelas lutas das minorias étnicas, como a etnia indígena, reconhecendo-se sua forma de organização e valores culturais, de forma que a mesma influenciou na formação do território paraibano, constituindo-se parte integrante do contexto em estudo.
Descrição: FRAGAS JÚNIOR, L. E os “selvagens” foram “civilizados”: análise dos discursos construídos sobre os povos indígenas da Paraíba na historiografia clássica local. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1509
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Fragas Júnior.pdfLuiz Fragas Júnior237.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.