Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1510
Título: Discursos construídos – impressões sobre o centro de candomblé Ylé Axé Oya Funan Ojucinan
Autor(es): Silva, Adyja Graciele Lima dos Santos
Palavras-chave: Candomblé
Religião
Comunidade
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Este estudo foi realizado através de entrevistas referentes ao terreiro de candomblé Ylé Axé Oya Funan Ojucinan, na cidade de Mari-PB, cujo grupo é composto por pessoas de camadas sociais, formações culturais, idades e níveis escolares distintos. Trata-se de uma religião de matriz africana, que tem como objetivo o culto às forças da natureza, chamadas orixás. Inicialmente motivado por curiosidade quanto a religião, e por perceber que a mesma é vítima de preconceitos, este trabalho busca conhecer um pouco mais do candomblé, bem como o que ele representa para a comunidade na qual esta o terreiro está inserido. Primeiro foram feitas algumas visitas de observação ao terreiro, assim como aos frequentadores do local e a comunidade, e, posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com 14 moradores da vizinhança do centro, que responderam a um roteiro de entrevista semi-estruturado sobre suas opiniões a respeito do candomblé, como eles vêem esta religião de matriz africana, a relação do entrevistado com tal religião, se participam desta religião, entre outras. Os dados coletados foram sistematizados e analisados, verificando-se que o candomblé gera um bem-estar entre seus membros e certo preconceito e medo entre a população sem informação a respeito desta. Este trabalho teve como objetivo analisar o que o candomblé representa para a comunidade que o rodeia, suas aspirações e anseios em relação a religião.
Descrição: SILVA, A. G. L. dos. S. Discursos construídos – impressões sobre o centro de candomblé Ylé Axé Oya Funan Ojucinan. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1510
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adyja Graciele Lima dos Santos Silva.pdfAdyja Graciele Lima dos Santos Silva573.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.