Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mônica Monteiro da | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-27T18:41:00Z | - |
dc.date.available | 2017-12-27T18:41:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15101 | - |
dc.description | SILVA, M. M. O uso do fator coesão em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho analisamos como o fator Coesão é abordado em propostas de produção textual em livros didáticos de Língua Portuguesa (doravante, LDLP), direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II. Nosso objetivo foi analisar como este elemento é apresentado em duas coleções. Segundo Antunes (2005) a coesão textual é responsável “pela unidade formal do texto, construída através de mecanismos gramaticais e lexicais”. Além da referida autora, nos baseamos também em: Oliveira (2010); Costa Val (2006); Platão e Fiorin (2007) e Bakhtin (1992).bem como Terra (2002) e Borgatto (2012), autores dos livros didáticos e, análise. O interesse por tal corpus de análise partiu de observações a aulas de Língua portuguesa no período de estágio, no qual percebemos que o professor regente fazia uso do LDLP até nos momentos de produção textual. Pode-se dizer que a coesão textual é um elo entre as palavras, orações, frases e parágrafos, proporcionando um sentido apropriado para o texto, e se não for claramente exposto isso ao aluno, o mesmo não compreenderá o significado desses elos. Concluímos que os livros didáticos analisados deixam um pouco a desejar no que se refere à coesão, pois o que percebemos foi uma abordagem superficial sobre este fator de textualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Josefa Adriana Gregório de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Coesão textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | O uso do fator coesão em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mônica Monteiro da Silva.pdf | PDF - Mônica Monteiro da Silva | 3.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.