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dc.contributor.authorSoares, Edvânia Ferreira-
dc.date.accessioned2017-12-27T19:50:01Z-
dc.date.available2017-12-27T19:50:01Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15109-
dc.descriptionSOARES, E. F. A transversalidade de temas socioculturais mediante a leitura crítica no livro didático de língua espanhola: uma proposta para a formação da cidadania. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade modernizou-se, trazendo junto consigo distintos eixos sociais e educacionais, os quais possibilitam que diferentes pessoas adquiram as mesmas coisas materiais/profissionais com mais facilidade, mostrando assim o poder do consumismo neste novo âmbito social. Este fenômeno denominado “globalização” abriu espaço para diferentes debates, trazendo para a sociedade certo questionamento entre as certezas e incertezas deste tempo moderno. Ainda que não haja uma resposta para esta questão, que demanda uma discussão sobre o conceito de cidadania, partimos, neste trabalho, do pressuposto de que o modo como as escolas tratam os temas transversais pode contribuir para a realização desta proposta de formação cidadã. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral discutir a importância da transversalidade dos temas socioculturais e seu modo de apresentação na coleção de livros Síntesis – Curso de Lengua Española – 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, visando à contribuição da Língua Espanhola para a formação da cidadania. Como justificativa esse trabalho se ratifica pela relevância do tema, defendendo a ideia segundo a qual o professor pode transformar instrumentos pedagógicos – como o livro didático – em objeto de discussão da cidadania a partir da leitura crítica, que põe o aluno em contexto de protagonista de seu discurso e de sua ação. Metodologicamente, esta investigação é de natureza qualitativa, que por sua vez busca interpretar os fenômenos estudados em seu ambiente natural na busca de uma melhor compreensão de si mesmo, salientado que as abordagens debatidas no presente estudo, revela que os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania, obedecendo às questões importantes e urgentes da sociedade moderna. Questões inerentes a ética, meio ambiente, saúde, trabalho, consumo, orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas sim, temas que permeiam todas as áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipMaria da Conceição Almeida Teixeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectEnsino da língua espanholapt_BR
dc.titleA transversalidade de temas socioculturais mediante a leitura crítica no livro didático de língua espanhola: uma proposta para a formação da cidadania.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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