Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Vanderléia Feitosa da | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-27T20:03:04Z | - |
dc.date.available | 2017-12-27T20:03:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15112 | - |
dc.description | SILVA, V. F. Contribuições da resolução de problemas na aprendizagem de funções. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa aborda a utilização de metodologia baseada na Resolução de Problemas no processo de ensino- aprendizagem de Função no Ensino Fundamental com o objetivo de identificar se através de uma desenvolvimento na aprendizagem dos conteúdos matemáticos propostos. Para fundamentar este estudo contamos com a contribuição de teóricos como Polya(1978), D´Ambrosio(1997), Smole e Diniz(2006), Dante(2007), dentre outros.Esta pesquisa surgiu de reflexões e debates durante o curso de graduação acerca das dificuldades que a maioria dos alunos e professores encontramao explorar o conteúdo Funçãona sala de aula. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamentalem uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades dos alunos na identificação das questões decidimos investigar e buscar materiais que pudessem facilitar a aprendizagem com compreensão dos conceitos estudados nas aulas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, de acordo com Ludke e Ramos (2000) e Rampazzo (2005), assim como a realização de testes. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados atividades de diagnóstico, pré-teste e pós- teste. Ao final da pesquisa foi possível notar que houve uma compreensão mais significativa por parte dos alunos, especialmente nos conceitos de identificação do que pedia a questão durante os testes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Marília Lidiane C Costa Alcântara | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de funções | pt_BR |
dc.title | Contribuições da resolução de problemas na aprendizagem de funções | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanderléia Feitosa da Silva.pdf | PDF - Vanderléia Feitosa da Silva | 10.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.