Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vanderléia Feitosa da-
dc.date.accessioned2017-12-27T20:03:04Z-
dc.date.available2017-12-27T20:03:04Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15112-
dc.descriptionSILVA, V. F. Contribuições da resolução de problemas na aprendizagem de funções. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa aborda a utilização de metodologia baseada na Resolução de Problemas no processo de ensino- aprendizagem de Função no Ensino Fundamental com o objetivo de identificar se através de uma desenvolvimento na aprendizagem dos conteúdos matemáticos propostos. Para fundamentar este estudo contamos com a contribuição de teóricos como Polya(1978), D´Ambrosio(1997), Smole e Diniz(2006), Dante(2007), dentre outros.Esta pesquisa surgiu de reflexões e debates durante o curso de graduação acerca das dificuldades que a maioria dos alunos e professores encontramao explorar o conteúdo Funçãona sala de aula. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamentalem uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades dos alunos na identificação das questões decidimos investigar e buscar materiais que pudessem facilitar a aprendizagem com compreensão dos conceitos estudados nas aulas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, de acordo com Ludke e Ramos (2000) e Rampazzo (2005), assim como a realização de testes. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados atividades de diagnóstico, pré-teste e pós- teste. Ao final da pesquisa foi possível notar que houve uma compreensão mais significativa por parte dos alunos, especialmente nos conceitos de identificação do que pedia a questão durante os testes.pt_BR
dc.description.sponsorshipMarília Lidiane C Costa Alcântarapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de funçõespt_BR
dc.titleContribuições da resolução de problemas na aprendizagem de funçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderléia Feitosa da Silva.pdfPDF - Vanderléia Feitosa da Silva10.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.