Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1512
Título: Classes pobres e gente negra liberta na Parahyba da passagem do século XIX para o século XX
Autor(es): Silva, Ana Raquel Barbosa da
Palavras-chave: Preconceito racial
Classes pobres
Negro
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho aborda a questão das classes pobres, sobretudo, a população negra brasileira, e paraibana. Para tanto, atentamos para as condições que lhes foram determinadas pela sociedade de final de século XIX e inicio do século XX. O principal objetivo foi identificar as condições de vida desta população inferiorizada e marginalizada em meio à sociedade moderna que a excluiu quando da construção da identidade nacional brasileira. Para realização deste trabalho recorremos aos estudos culturais, sobretudo, aqueles que discutem a relação entre a história e a literatura e o uso desta na construção do conhecimento no campo da história. Neste sentido recorremos aos pressupostos teóricos de autores como Pesavento (2004) e Certeau (2006). Ainda analisamos textos literários de José Lins do Rego e deles capturamos as condições a que as pessoas pobres, entre elas as negras ficaram após a abolição da escravidão. Nas obras desse autor, o foco central é a Paraíba, por isso, recorremos ao diálogo entre a história e a literatura para pensar acerca das pessoas pobres e negras. As obras literárias utilizadas foram “Menino de Engenho” (1980), “Meus Verdes anos” (1980), e “O Moleque Ricardo” (1980). Além de autores que abordam as classes pobres e negras como sujeitos da história, entre eles: Chalhoub (1996), Rocha (2006) e Carril (2006).
Descrição: SILVA, A. R. B. da. Classes pobres e gente negra liberta na Parahyba da passagem do século XIX para o século XX. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1512
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Raquel Barbosa da Silva.pdfAna Raquel Barbosa da Silva255.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.