Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCabral, Sabrina Mirelly Castro-
dc.date.accessioned2018-02-02T19:21:22Z-
dc.date.available2018-02-02T19:21:22Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.other371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15125-
dc.descriptionCABRAL, S. M. C. Ensino da geografia para turmas do ensino médio EJA da Escola E.E.F.M. CAIC José Joffily - Campina Grande - PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente a Educação para Jovens e Adultos - EJA é um desafio pedagógico tanto para professores como para gestores. Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar a efetividade da educação EJA sobre a visão do Estágio Supervisionado IV, no ensino da Geografia, realizado em duas turmas do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily - CAIC, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Tal análise teve o intuito de compreender e identificar a aplicação da metodologia do ensino EJA na Geografia e se foram criadas práticas para as especificidades do público alvo, ou se são as mesmas utilizadas no ensino tradicional, na qual se baseia nas características da educação regular. Verificou-se ainda se houve realmente a promoção de um processo de ensino e aprendizagem que preparasse o público envolvido para atuar criticamente na sociedade da qual faz parte, sendo capaz de transformá-la, ou se apresentam apenas práticas e conteúdos comuns que não são garantia de resgate de aprendizagem para esses Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva de caráter exploratório com método qualitativo e quantitativo, para melhores resultados analíticos. O estudo foi realizado por meio de observação e intervenção, como também aplicação de questionários nas turmas, Diretoria de ensino e Professor. A pesquisa conclui que embora haja dificuldades na educação EJA, ainda sim é um método de resgate e inclusão eficaz, ressaltando que dada à complexidade da modalidade, deve-se ter uma maior atenção por parte das políticas publicas, fazendo com que a aprendizagem ultrapasse os “muros” das escolas, garantindo o lugar na sociedade da qual fazem parte esses Jovens e Adultos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Joana D’Arc Araújo Ferreira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino da geografia para turmas do ensino médio EJA da Escola E.E.F.M. CAIC José Joffily - Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SABRINA MIRELLY CASTRO CABRAL.pdf670.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.