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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo Neto, Luiz Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T13:11:28Z | - |
dc.date.available | 2018-02-05T13:11:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.identifier.other | 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15139 | - |
dc.description | ARAÚJO NETO, L. C. de. Repensando as práticas de ensino da geografia: uma análise da percepção de alunos do 6° ano. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os primeiros anos da vida escolar é um momento crucial para a formação do educando, uma vez que é neste período que as crianças iniciam atividades voltadas essencialmente para sua formação enquanto cidadãos críticos. A Geografia enquanto disciplina escolar é indispensável nessa fase, sendo responsável pela leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. De modo que se faz indispensável fazer uma reflexão sobre a importância de se aprender geografia, e principalmente, discutir quais são os desafios enfrentados por essa Ciência para se inserir no universo escolar. O presente estudo teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Campina Grande-PB, acerca do ensino de Geografia, buscando o entendimento de suas ideias, opiniões, valores e crenças, sobre o exercício dessa disciplina. Bem como analisar quais as principais dificuldades elencadas por eles para aprender esta Ciência; compreender quais seriam as propostas de intervenção que poderiam mudar este quadro, segundo a visão dos mesmos; qual o papel do docente na boa inserção desta Ciência, bem como discutir qual a importância do uso de recursos didáticos no ensino da Geografia. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados, um questionário de onze perguntas abertas e fechadas de múltipla escolha. A amostra utilizada foi constituída por trinta alunos. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2009), este método permite a interpretação aprofundada do sentido das palavras, através da análise do discurso. Assim, foram criados gráficos onde foi possível analisar as semelhanças, divergências, e peculiaridades nos discursos dos discentes. Concluiu-se através da interpretação dos dados que as principais dificuldades detectadas para o ensino da Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental são: a má formação dos professores; a desconexão entre os assuntos estudados e a realidade do aluno; a utilização inadequada ou ausência de utilização de recursos didáticos; bem como a descontextualização dos conteúdos trabalhados, dentre outras questões. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Joana D’ Arc Araújo Ferreira. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Repensando as práticas de ensino da geografia: uma análise da percepção de alunos do 6° ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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