Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Geneva Helena de menezes-
dc.date.accessioned2018-02-05T13:41:53Z-
dc.date.available2018-02-05T13:41:53Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.other371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15149-
dc.descriptionSANTOS, G. H. de. M. Contribuições do PIBID na formação docente de geografia: o elo das linguagens. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Geografia tem enfrentado vários obstáculos e, dentre eles, se destaca a inadequação de metodologias adotadas para a construção do conhecimento em sala de aula, de modo que possam referenciar noções contemporâneas de saberes geográficos. Logo, mostrase indispensável que o professor de Geografia explore e problematize as concepções de conhecimento e de estratégias de ensino incorporadas dentro desta disciplina. Assim, para acompanhar o ritmo desse processo, o professor necessita estar buscando solucionar suas carências profissionais, iniciando esta labuta mesmo antes da conclusão do curso de licenciatura, à medida que se depare diante da construção de uma identidade docente. Com base nisto, este trabalho, ao utilizar-se de um levantamento bibliográfico, se dispõe a apresentar e analisar contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação docente de Geografia, a partir de experiências realizadas por meio do uso de diferentes linguagens, relatando intervenções realizadas pela autora, enquanto foi bolsista do mencionado programa. As experiências – que veicularam esta pesquisa de cunho qualitativo, através da modalidade pesquisa colaborativa – foram materializadas por meio de projetos de intervenção, a partir do Subprojeto de Geografia vinculado à Universidade Estadual da Paraíba, nos anos de 2014 e 2015, em duas turmas, respectivamente, de 3ª e de 1ª série de ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande / PB. Por fim, foi conferida a importância do PIBID como mecanismo de amadurecimento na licenciatura, viabilizando oportunidades que puderam expandir o desenvolvimento acadêmico da autora, favorecendo a aquisição da identidade docente, e propiciando romper com o ensino arcaico de Geografia, por meio do uso de diferentes linguagens para melhor atender à diversidade de aprendizagem no ambiente da sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.titleContribuições do PIBID na formação docente de geografia: o elo das linguagenspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS.pdf17.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.