Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1515
Título: O impacto do SPED na escrituração contábil
Autor(es): Pereira, Thaise da Costa
Palavras-chave: História da Contabilidade
SPED
Escrituração Contábil Digital
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: Considerada uma das ciências mais antigas, a Contabilidade surgiu com a necessidade de o homem controlar o seu patrimônio, ainda que, a princípio, de forma demasiado rudimentar. Com o tempo, o ser humano foi aprimorando sua forma de controle e passou a utilizar técnicas mais modernas para fazê-lo. O avanço da tecnologia e da competitividade gerou a expansão do mercado, que por sua vez adquiriu inovações tecnológicas a fim de transmitir informações de forma rápida e precisa aos mais diversos lugares do mundo. A contabilidade evoluiu na execução dos seus procedimentos para poder atender de forma satisfatória aos seus usuários. Com a adoção da internet, os procedimentos contábeis passaram a ser feitos de forma mais célere e com exatidão. O presente estudo trata de mostrar como a contabilidade e a forma de escriturar surgiram e evoluíram, até o advento da forma mais inovadora de escriturar que é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) . Será discutido como se deu a implementação desse sistema e suas principais ferramentas — Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) —, mostrando de que consiste o SPED, quais são seus subsistemas, objetivos, e destacando as mudanças advindas após sua implantação, enfatizando vantagens, desvantagens e dificuldades na sua execução. Para a elaboração desta pesquisa utilizou-se a metodologia bibliográfica, qualitativa e descritiva, à medida que são analisados dados publicados anteriormente como fonte de pesquisa e construção do tema abordado, procurando comprovar sua veracidade. Observou-se que a contabilidade evoluiu significativamente ao longo dos anos ao passo que modernizou seus procedimentos e agora se insere em definitivo na era digital com o advento do SPED.
Descrição: PEREIRA, T. da C. O impacto do SPED na escrituração contábil. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1515
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaise da Costa Pereira.pdfThaise da Costa Pereira895.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.