Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Deyza Natalya Pereira-
dc.date.accessioned2018-02-05T15:02:26Z-
dc.date.available2018-02-05T15:02:26Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.other910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15159-
dc.descriptionSOUZA, D. N. P. A escola enquanto lugar: uma construção de pertencimento. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa sobre a escola enquanto lugar, tendo como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e suas relações com a escola, seus vínculos afetivos e harmonia no ambiente escolar. O lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A escolha dessa temática originou-se a partir da nossa experiência no campo de estágio, usando como ponto de partida a análise do estudo de caso realizado com os alunos do 3º (terceiro) ano do ensino médio na escola da rede estadual de Campina Grande-PB. Como objetivo principal, buscou-se compreender se os alunos consideram a escola enquanto lugar de pertencimento. A abordagem metodológica utilizada foi caracterizada como qualitativa, por abordar os aspectos com relevância referente ao tema proposto. Na elaboração, foi utilizado fontes de livros que propiciou o encaminhamento da pesquisa, onde a mesma se caracterizou como bibliográfica e estudo de caso, cuja característica teve um caráter de profundidade e detalhamento, numa abordagem quantitativa. Os instrumentos foram questionários, entrevistas, máquina fotográfica; na análise, utilizou-se a análise de conteúdo. O campo da pesquisa foi a Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Percebese que os alunos pesquisados sentem-se pertencentes à escola, mantendo o vínculo com os amigos de sala de aula e professores, tanto dentro como fora da escola, enxergando assim, como um fator de fundamental importância, envolvidos com projetos na escola e, assim se sentindo mais atraído naquele âmbito escolar. Verifica-se que os alunos valorizam o fato de se manterem sempre matriculados na mesma escola, contribuindo assim para o fortalecimento de laços afetivos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria Juliana Leopoldinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectVinculo efetivopt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleA escola enquanto lugar: uma construção de pertencimentopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - DEYZA NATALYA PEREIRA SOUZA.pdf6.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.