Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alisson Wagner de Arruda-
dc.date.accessioned2018-02-05T15:37:39Z-
dc.date.available2018-02-05T15:37:39Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.other306-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15164-
dc.descriptionSILVA, A.W. de A. O submundo em chamas: a cultura Heavy Metal no cenário Underground de Campina Grande na década de 1990. 2017. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo analisar as práticas dos sujeitos participantes da cena underground do Heavy Metal em Campina Grande na década de 1990. Primeiro contextualizamos o movimento de Contracultura dos anos 1960, tentando apreender suas práticas que refletiram no que viria a se tornar o Rock e seus derivados anos mais tarde. Percebemos o Rock como elemento fundamental da Contracultura e posteriormente sua adaptação à novos contextos espaciais e temporais. A partir disso, iniciamos a história do Heavy Metal no mundo, desde o seu surgimento na Inglaterra no ano de 1970. Fizemos uma comparação entre as formas de produção e divulgação, o mainstream e o underground, para podermos entender como se formaram as cenas undergrounds locais. Mostramos também a chegada do Heavy Metal ao Brasil no início da década de 1980, dando ênfase no pós-Rock in Rio I, realizado no ano de 1985, pois foi a partir dele que o Heavy Metal teve ampla divulgação no território brasileiro. Em seguida discutimos o underground campinense da década de 1990, investigando o cenário como movimento cultural, e como que os praticantes construíram suas identidades nos espaços culturais da cidade. Para esta análise, utilizamos fontes principalmente a fonte oral através do método de história oral, como também utilizamos documentais disponibilizadas pelos próprios membros que vivenciaram o contexto em que a cena Heavy Metal na cidade se encontrava em seu maior período de consolidação. Utilizamos como aporte teórico para a conclusão de nossa pesquisa sobre a história do Heavy Metal em Campina Grande, trabalhos já publicados no Brasil com a temática relacionada ao Metal como também autores como Pereira (1983), Chacon (1983), Michel Maffesoli (1998), Campoy (2008), além de documentários e músicas relacionadas ao Heavy Metal. Acreditamos ter levantando vários indícios que nos mostram que o Heavy Metal seja mais que um simples estilo musical, indo além de um simples escutar. O Heavy Metal é uma vivência constante, estando presente em todos os âmbitos da vida daqueles que se identificam com ele. Consideramos que nossa análise sobre o tema proposto venha acrescentar informações nos estudos sobre a cultura, no âmbito acadêmico, com relação à história local, através das ações empreendidas pelos Headbangers em sua inserção nos perímetros urbanos da cidade. Porém, não se resume a isso, ou seja, esta pesquisa é de importância, também, para a compreensão da cultura Heavy Metal underground no geral, pois ela não é somente praticada dentro dos limites de Campina Grande, e sim, mundialmente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.subjectHeavy Metalpt_BR
dc.subjectUndegroundpt_BR
dc.titleO submundo em chamas: a cultura Heavy Metal no cenário Underground de Campina Grande na década de 1990pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Wagner de Arruda Silva.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.