Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria da Luz Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T17:03:17Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T17:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.identifier.other | 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15239 | - |
dc.description | SILVA, M. da. L. P. da. Educação e geografia: refletindo sobre a realidade do ensino em turmas de jovens e adultos no município de Ingá - PB. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entendendo a importância do ensino de Geografia no tocante à escola pública e focando na modalidade EJA, este trabalho tem como objetivo geral analisar a realidade social dos ingressantes da EJA na Escola professor Rangel em Ingá-PB, complementando com os seguintes objetivos específicos: verificar a realidade da escola e as medidas tomadas para melhoria do ensino na modalidade EJA, como também identificar as metodologias usadas em sala de aula para se ensinar Geografia.A metodologia de pesquisa pode ser classificada como qualitativa a qual nos possibilita trabalhar com questionário semiestruturado, com documentos oficias, entre outros, associando os dados com a pesquisa bibliográfica que revela a postura de alguns autores, como Pontuschka (2009), Serra (2013) Cavalcanti (2013), Chizzotti (2010), Fonseca (2002) entre outros, tendo em vista que a mesma nos proporciona um aprofundamento maior deste tema para melhor nos posicionarmos sobre a melhoria do ensino de Geografia nas escolas. Buscamos com esta pesquisa contribuir de forma significativa para o ensino de Geografia na modalidade EJA. Ao longo deste trabalho foi possível observar que alunos e equipe pedagógica – sendo aqui representada pela fala do professor e da gestora – reconhecem a importância da disciplina Geografia para sua formação enquanto cidadão, porém, identificamos alguns problemas no que diz respeito ao livro didático que é utilizado na modalidade EJA, como também a necessidade de inovação na prática pedagógica do professor desta área e maior envolvimento por parte da equipe técnica da escola para inovar, provocar e estimular a participação dos alunos, combatendo assim o índice de evasão na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Educação e geografia: refletindo sobre a realidade do ensino em turmas de jovens e adultos no município de Ingá - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Luz Pereira da Silva.pdf | 662.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.