Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1525
Título: Entre luz e fusco: re(capitu)lando as representações do feminino em Dom Casmurro
Autor(es): Oliveira, Lais Geciana de
Palavras-chave: Literatura
Feminino
Capitu - personagem
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: Produzidos com a mesma “matéria” que é o texto, mas com sentidos distintos a história e literatura por muito tempo foram marcadas por uma relação conflitante. Os Estudos Culturalistas e a ampliação das fontes históricas, no primeiro momento com a história-problema e mais adiante com a chamada Nova História Cultural atualmente grafada de História Cultural de certa forma reduziram o impasse. Afinal, a compreensão de parte das subjetividades do passado e dos contextos culturais e sociais seriam muito problemáticos sem o apoio das fontes literárias. Sendo assim, decidimos estabelecer como objeto de nosso trabalho uma obra literária o romance Dom Casmurro do escritor Machado de Assis. Interessa-nos, sobretudo, o olhar destinado ao feminino, na figura da personagem que move a narrativa que é Capitu. Cotidiano feminino da sociedade fluminense oitocentista nos seus mais diversificados aspectos: a relação com a sexualidade, com a sacralidade, com o patriarcalismo, relações de classe social, costumes burgueses são algumas de nossas chaves de leitura para a análise calcada no debate historiográfico.
Descrição: OLIVEIRO, L. G. de. Entre luz e fusco: re(capitu)lando as representações do feminino em Dom Casmurro. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1525
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lais Geciana de Oliveira.pdfLais Geciana de Oliveira810.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.