Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Flor, Jaqueline Malaquias | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T14:19:02Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T14:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.other | 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15264 | - |
dc.description | FLOR, J. M. Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os mapas mentais são ferramentas de auxilio na representação e compreensão do espaço vivido “lugar”, sendo este um recurso que propicia o desenvolvimento de ações no processo de ensino e aprendizagem da problemática ambiental. A imagem construída a punho diz muito sobre as relações dos agentes sociais, nesta perspectiva o objetivo da pesquisa é analisar a percepção ambiental dos discentes utilizando como mecanismos os mapas mentais. Este foi realizado, durante o 3º bimestre do ano de 2017, em turmas do 1° ano Médio, da Escola Estadual São Sebastião, no bairro do Alto Branco, localizado no município de Campina Grande/PB. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo com ênfase na fenomenologia, este análisa num primeiro momento os dados obtidos através de questionários e posterior fazse a relação espacial e social que os discentes têm com o lugar. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois foram perceptíveis os problemas ambientais propostos pelos alunos nas imagens mentais produzidas, os alunos demostraram conhecimento do espaço vivido, noções de referencias geográficas como base para construção dos mapas, no entanto diante do que foi proposto fora alcançado o objetivo. Perante os estudos de percepção ambiental se faz necessário que estes resultados oportunizem o desenvolvimento da Educação Ambiental como ferramenta de conscientização e construção de uma nova racionalidade ambiental nestes indivíduos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Valéria Raquel Porto de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.subject | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- JAQUELINE MALAQUIAS FLOR.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.