Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Francisca Johanna Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T15:52:27Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T15:52:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.other | 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15272 | - |
dc.description | SANTOS, F. J. A. dos. O uso de desenhos de trajeto como recurso didático para o ensino da categoria geográfica lugar no 6° ano do ensino fundamental em uma escola no município de Campina Grande - Paraíba. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo busca apresentar a representação espacial para a compreensão categoria de lugar para o desenvolvimento das habilidades espaciais adquiridas pelos alunos, durante as series finais no ensino fundamental, a fim de contribuir para que eles relacionem a geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. Nesta perspectiva, o artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização dos Mapas Mentais para o ensino da Geografia na categoria geográfica lugar, com alunos do 6° ano do fundamental II da Escola Arco-Íris do Saber localizada em Campina Grande. A pesquisa está fundamentada em debates teóricos para compreender como os estudiosos analisam o uso dos mapas mentais e sua relação com o lugar. A metodologia utilizada consistiu da aplicação de mapa mental para identificar o caminho percorrido entre a escola e casa, a fim de reconhecer os símbolos e o sentimento de pertencimento com o lugar de vivencia, e questionários para melhor interpretar os mapas mentais. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois demostra que este recurso didático foi eficiente para o estudo do lugar enquanto categoria de analise. A percepção e a interpretação dos alunos, demostrou a organização de pensamentos e a apreensão dos elementos da paisagem como conhecimento do espaço vivido. Constatou-se que o uso desse recurso didático se fez necessário, pois, os alunos utilizaram o senso comum para a construção do conhecimento no saber científico. Assim o mapa mental no ensino da geografia torna-se favorável, pois esse se faz a partir da realidade observada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Valéria Raquel Porto de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | O uso de desenhos de trajeto como recurso didático para o ensino da categoria geográfica lugar no 6° ano do ensino fundamental em uma escola no município de Campina Grande - Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- FRANCISCA JOHANNA ALVES DOS SANTOS.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.