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dc.contributor.authorSantos, Francisca Johanna Alves dos-
dc.date.accessioned2018-02-08T15:52:27Z-
dc.date.available2018-02-08T15:52:27Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.other372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15272-
dc.descriptionSANTOS, F. J. A. dos. O uso de desenhos de trajeto como recurso didático para o ensino da categoria geográfica lugar no 6° ano do ensino fundamental em uma escola no município de Campina Grande - Paraíba. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca apresentar a representação espacial para a compreensão categoria de lugar para o desenvolvimento das habilidades espaciais adquiridas pelos alunos, durante as series finais no ensino fundamental, a fim de contribuir para que eles relacionem a geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. Nesta perspectiva, o artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização dos Mapas Mentais para o ensino da Geografia na categoria geográfica lugar, com alunos do 6° ano do fundamental II da Escola Arco-Íris do Saber localizada em Campina Grande. A pesquisa está fundamentada em debates teóricos para compreender como os estudiosos analisam o uso dos mapas mentais e sua relação com o lugar. A metodologia utilizada consistiu da aplicação de mapa mental para identificar o caminho percorrido entre a escola e casa, a fim de reconhecer os símbolos e o sentimento de pertencimento com o lugar de vivencia, e questionários para melhor interpretar os mapas mentais. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois demostra que este recurso didático foi eficiente para o estudo do lugar enquanto categoria de analise. A percepção e a interpretação dos alunos, demostrou a organização de pensamentos e a apreensão dos elementos da paisagem como conhecimento do espaço vivido. Constatou-se que o uso desse recurso didático se fez necessário, pois, os alunos utilizaram o senso comum para a construção do conhecimento no saber científico. Assim o mapa mental no ensino da geografia torna-se favorável, pois esse se faz a partir da realidade observada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Valéria Raquel Porto de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleO uso de desenhos de trajeto como recurso didático para o ensino da categoria geográfica lugar no 6° ano do ensino fundamental em uma escola no município de Campina Grande - Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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