Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1528
Título: Entre o moderno e o tradicional: Serra da Raiz 1960 - 1970
Autor(es): Santos, Gerlane Faustino dos
Palavras-chave: Cidade
Moderno
Tradicional
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: As décadas de 60 e 70 foram as que mais se destacaram quantos as transformações causadas pelos signos modernizadores na cidade de Serra da Raiz, signos estes representados pela vinda da TV, do automóvel, rede elétrica, etc. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo mostrar como essas transformações foram acontecendo, como a população encarava tais elementos e como é que o moderno convivia com o tradicional. Para responder tais indagações foram utilizados depoimentos de indivíduos que presenciaram este momento, que tiveram desejos e/ou receio do novo, do desconhecido. Foi através de depoimento, fotografias que se tornou possível alcançar o objetivo deste, ficando perceptível que havia tanto pessoas que se maravilhavam e encantavam-se com o novo, como havia também pessoas que ficavam descontentes com tais mudanças e temiam o fim certos valores morais. Diante destes embates percebe-se que ao mesmo tempo em que a modernidade vai se fixando e tomando espaço o que é tradicional, o antigo não vai se extinguindo, pelo contrário o sentimento muitas vezes causado pelo descontentamento ao progresso mostra como o tradicional estava fortemente entranhado nas raízes de muitos moradores. O texto então é dividido em duas partes, a primeira faz um breve apanhado sobre a história da cidade e a segunda é a que se tratamais precisamente das transformações ocorridas entre 60 e 70 e os embates entre o moderno e o tradicional.
Descrição: SANTOS, G. F. dos. Entre o moderno e o tradicional: Serra da Raiz 1960 - 1970. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1528
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Faustino dos Santos.pdfGerlane Faustino dos Santos1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.