Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1531
Título: A arte de amar: a moral segundo Ovídio
Autor(es): Araújo, Camila Severiano
Palavras-chave: Sociedade romana
Moral
Ovídio
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: O trabalho que aqui se delineia teve como objeto fazer uma reflexão sobre a obra do poeta latino Públio Ovídio Nasão (43 a.C.-18 d.C.) intitulada Ars Amatoria (A arte de amar). A trama textual de A arte de amar não revela apenas traços de uma obra literária, é acima de tudo a expressão de uma época, de sua organização social, cultural, lingüística e histórica. Embora essa obra seja rica e passível de inúmeras considerações e interpretações, optamos por apresentar aspectos pertinentes à questão da moral propagada por Ovídio nesse tratado acerca do amor em detrimento daquela propagada por Augusto. Sendo assim, primeiramente, contextualizamos historicamente o período em que foi escrita A arte de amar para, a partir daí, analisarmos seu conteúdo e seus temas. Mais do que tudo, procuramos identificar em seu interior aspectos de uma moral que se diferenciava em grande medida da moral augustana cuja máxima maior era “restaurar” a sociedade romana a partir da conservação das instituições e dos costumes tradicionais.
Descrição: ARAÚJO, C. S. A arte de amar: a moral segundo Ovídio. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1531
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Severiano Araújo.pdfCamila Severiano Araújo4.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.