Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1532
Título: (Re)vista a revista: representação feminina no corpo a corpo (1995-2005)
Autor(es): Vitorino, Renata Kelly Cavalcante
Palavras-chave: Representação feminina
Beleza
Mídia
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: O Presente artigo é decorrente do projeto de pesquisa Pibic, Histórias do Corpo e da Beleza no Brasil: A partir dos enunciados das Revistas Femininas, entre o final do século XX e início do XXI, momento da História humana em que, a beleza tem sido cultuada, procurada, quase como uma determinação. Nunca a beleza e os cuidados com o corpo foram tão colocados em evidência quanto nos dias atuais. Neste sentido a Revista Corpo a Corpo como também outros tipos de mídia assumem a função de propagadoras ou “ditadoras” dessa perspectiva única de beleza feminina. Beleza essa construída através dos corpos bem definidos ou malhados em sua maioria. Sob esta perspectiva torna-se imprescindível não apenas historicizar, mas também questionar a variadas significações conferidas ao corpo e aos cânones da beleza feminina, tendo em vista que ambos sofreram inúmeras transformações no decurso da história. A partir disso foi feito um levantamento dos exemplares da Revista Corpo a Corpo (1995-2005), visando analisar e apontar as práticas voltadas para a disciplinarização dos corpos através da disseminação de um padrão de corpo e beleza. Tudo isso se encontra atrelado à leitura de autores que trabalham com a temática contemplativa a história do corpo, beleza, mídia e cultura de consumo, tais como Mary Del Priori, Guacira Lopes Louro e Vigarello.
Descrição: VITORINO, R. K. C. (Re)vista a revista: representação feminina no corpo a corpo (1995-2005). 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1532
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Kelly Cavalcante Vitorino.pdfRenata Kelly Cavalcante Vitorino896.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.