Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1533
Título: Prática e repressão à capoeira no filme “Besouro”
Autor(es): Santos, Edson Batista dos
Palavras-chave: Capoeira - repressão
Besouro - filme
Historiografia
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: Neste trabalho investigamos a pratica da repressão à capoeira no final do século XIX e início do XX, a partir do “filme” Besouro. O filme se passa no Recôncavo Baiano, Besouro é um capoeira treinado por Mestre Alípio, capoeirista que se tornou símbolo de resistência. O “filme” é contextualizado em uma época onde a capoeira é penalizada por lei, visto que as pessoas negras eram presas por praticar esta luta, mesmo assim elas foram firmes e persistentes, e se mantiveram praticando a capoeira nos arredores das cidades. Isso fez com que aa capoeira conseguisse sobrevier as repressões no Brasil República. Desta feita, Besouro também traz representações da sociedade coronelista do século XX, de uma República repressora dos direitos das pessoas negras, pois a escravidão já havia sido abolida, mas os direitos das pessoas negras foram negados.
Descrição: SANTOS, E. B. dos. Prática e repressão à capoeira no filme “Besouro”. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1533
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Batista dos Santos.pdfEdson Batista dos Santos492.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.