Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Jorismildo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T14:37:46Z | - |
dc.date.available | 2018-02-16T14:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-12 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15363 | - |
dc.description | DANTAS, J. S. O pensamento computacional na educação básica: uma análise sob a perspectiva do ensino de computação. 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em um estudo teórico-prático fruto da análise da aplicação do Pensamento Computacional (PC), sob uma perspectiva inclusiva para o ensino de Computação na Educação Básica. A pesquisa foi desenvolvida no município de Brejo do Cruz- PB, com uma amostra composta por 54 alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como requisito prático a aplicação de instrumentos metodológicos inerentes ao PC, que se caracterizou a partir da definição da metodologia a ser abordada no referido trabalho, que partiu desde um estudo bibliográfico e teórico, ao estudo de caso que tinha como finalidade a disseminação do PC, e o desenvolvimento de competências extremamente inerentes à formação dos alunos, uma vez que as atividades norteadas possibilitam uma interligação entre as mais diversas áreas do conhecimento que compõe o currículo escolar, dentre elas a matemática, por exemplo. O PC foi mensurado a partir do conhecimento dos alunos em programação e os alunos, a partir de critérios predeterminados. Os resultados estabelecem parâmetros que viabilizam um processo de articulação, levando em consideração as diferentes perspectivas que o ensino de Computação atrelado ao conceito do PC poderá expandir à aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.title | O pensamento computacional na educação básica: uma análise sob a perspectiva do ensino de computação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jorismildo da Silva Dantas.pdf | 19.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.