Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Luiz Augusto Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T14:44:09Z | - |
dc.date.available | 2018-02-16T14:44:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-27 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15366 | - |
dc.description | SILVA, L. A. L. Utilização e avaliação de um software com finalidade educacional por alunos de uma escola pública com base no design emocional e no uso de emotions. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de programação no ensino fundamental vem se destacando pois ajuda o aluno a desenvolver mais raciocínio lógico, no entanto existem alguns desafios em relação ao ensino deste tema. Com isso, existem diversas ferramentas que prometem facilitar o processo de ensino-aprendizagem da programação para iniciantes. No entanto, para que essas ferramentas sejam escolhidas, é necessário que sejam devidamente avaliadas. Dentre várias formas de avaliação de software, destaca-se o Design Emocional que busca identificar determinadas emoções nos usuários ao utilizar um determinado artefato. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a avaliação de um software educacional voltado para o ensino de programação, levando em consideração alguns conceitos do Design Emocional. A pesquisa apresenta caráter exploratório e foi realizada a partir de um estudo de caso com a turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raquel Minervino de Carvalho que tinha como objetivo a criação de Aplicações para celulares com Sistemas Operacionais Android utilizando o software App Inventor2. Os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio de questionário aplicado aos alunos que participaram do projeto e a abordagem adotada para a análise dos resultados é quantitativa e qualitativa. Como resultado, percebeu-se que a maioria dos sentimentos despertados pelo uso do software foram positivos; quando o produto desperta sentimentos positivos nos usuários eles conseguem desenvolver habilidades e a criatividade. O uso dos emotions para expressar os sentimentos das crianças ao utilizar o software teve grande importância nos resultados, uma vez que facilitou na hora de responder o questionário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Angélica Felix Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Programação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Software Educacional | pt_BR |
dc.subject | Design Emocional | pt_BR |
dc.title | Utilização e avaliação de um software com finalidade educacional por alunos de uma escola pública com base no design emocional e no uso de emotions | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiz Augusto Leite da Silva.pdf | 15.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.