Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15408
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vidal, Daniele Farias | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-22T16:20:46Z | - |
dc.date.available | 2018-02-22T16:20:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15408 | - |
dc.description | VIDAL, D. F. O processo de ensino e aprendizagem da Física com o uso da experimentação problematizadora em uma turma de EJA do ensino médio. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | No decorrente estudo será trabalhada uma proposta pedagógica para facilitar no processo de ensino e aprendizagem da Física com alunos da EJA. Todo conteúdo trabalhado será baseado nas ideias de Paulo Freire engajando a pedagogia da experimentação problematizadora. O intuito da pesquisa é apresentar ao estudante as três pedagogias experimentais problematizadoras, para facilitar no processo de ensino e aprendizagem, e com isso, mostrar que a Física está presente em tudo que pensamos e falamos. Foram realizadas duas pesquisas, a primeira no ano de 2014, na Escola Estadual João Silveira Guimarães com estudantes da EJA do 1° ano do Ensino Médio, em relação ao ensino de Física. E a segunda no ano de 2017 na Escola Cidadã Integral Técnica, foram aplicados os conhecimentos da experimentação problematizadora, também com uma turma de 1° ano na cidade de São Bento- PB. A pesquisa é de campo com aspectos qualitativos e quantitativos, descritiva e bibliográfica. Os resultados apresentados em gráficos serão referentes a pesquisa realizada em 2014 na escola João Silveira Guimarães. E a segunda pesquisa é apresentada a aplicação de uma aula que foi realizada de acordo com as etapas da experimentação: iniciou-se a aula com a problematização inicial, o intuito é envolver o aluno nesse primeiro momento relacionando a teoria com o seu próprio cotidiano. Em seguida tem-se a organização do conhecimento, é neste ponto onde serão organizadas todas as ideias e opiniões relatadas pelos mesmos. E por fim a aplicação do conhecimento com a pratica. Nas considerações finais será feita uma análise entre as duas pesquisas para observar se os resultados da experimentação problematizadora contribuem ou não no aprendizado do educando. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jorge Miguel Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Experimentação física | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem da Física com o uso da experimentação problematizadora em uma turma de EJA do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniele Farias Vidal.pdf | 5.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.