Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1541
Título: Histórias do cangaço e da vida de Chico Pereira a partir da obra “Vingança, não”
Autor(es): Silva, Ana Lúcia Rodrigues da
Palavras-chave: Cangaço
Vingança
Injustiça
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: Este trabalho analisa a trajetória de Chico Pereira no cangaço, no período de 1922 a 1928, a partir da obra “Vingança, Não” de autoria de Francisco Pereira Nóbrega e de pesquisas em sites e obras de outros autores. Procura mostrar o cangaço vivido por um cangaceiro diferente dos demais atuantes no sertão nordestino. Francisco Pereira Dantas, conhecido por Chico Pereira, foi mais uma vítima da justiça tendenciosa que massacrava o sertanejo. Após a morte de seu pai, João Pereira, Chico prende o assassino e o entrega a polícia, mas esta o solta por conveniências políticas. Sem outra opção de fazer justiça ele se sente obrigado a vingar a morte do pai. Procura refúgio no cangaço, com a esperança de um dia se ver livre do crime e do cangaço também. Depois de muitas lutas achando que ia ser julgado e libertado foi traído por falsas promessas que o levaram a uma armadilha da qual não conseguiu escapar. Chico Pereira morre com 28 anos na estrada de Currais Novos, assassinado pela polícia do Rio Grande do Norte ao ser levado para o julgamento de um roubo que nunca cometeu.
Descrição: SILVA, A. L. R. da. Histórias do cangaço e da vida de Chico Pereira a partir da obra “Vingança, não”. 2012. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1541
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lúcia Rodrigues da Silva.pdfAna Lúcia Rodrigues da Silva219.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.