Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1542
Título: Melhor idade: Um olhar em face às representações da velhice a partir das Revistas Veja e Isto é (1997-2005)
Autor(es): Felix, Jéssica Gleyce dos Reis
Palavras-chave: Velhice
Revista
Mídia
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: A intensidade com que o país caminha para um perfil demográfico cada vez mais envelhecido é irrefutável, e esse panorama confirmado pelo censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no transcorrer dos últimos anos vem adquirindo espaço significativo nos mais variados segmentos sociais, por consequência sendo responsável pela produção uma série de signos, discursos e práticas acerca desse período da vida humana. Sob a perspectiva supracitada os veículos midiáticos não se constituem como exceção, pois cotidianamente nos bombardeiam com imagens e discursos que reforçam e/ou desconstroem estereótipos, legitimando perfis e identidades em confluência com os interesses da lógica de mercado e do consumo. Em consonância com estes pressupostos, o presente texto intenciona analisar as representações e sentidos construídos acerca da velhice em um contexto onde o culto ao corpo e a beleza tornaram-se imperativos, o mesmo se desdobrará a partir de das revistas de circulação nacional, a saber: Veja e Isto É entre os anos de 1997-2005; para tal, encontramos fundamentação nas obras de autores que trabalham as temáticas inerentes à discussão como Georges Vigarello, Denise Sant’anna, Mary Del Priore entre outros.
Descrição: FELIX, J. G. dos. R. Melhor idade: Um olhar em face às representações da velhice a partir das Revistas Veja e Isto é (1997-2005). 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1542
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Gleyce dos Reis Felix.pdfJéssica Gleyce dos Reis Felix810.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.