Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1543
Título: Abordagem gerencial e gestão estratégica de custos ambientais pelo método ABC: Processo de Integração ABM e SGA
Autor(es): Santos, José Carlos Venceslau Araújo
Palavras-chave: Custos Ambientais
Custeio Baseado em Atividades
Sistema de Gestão Ambiental
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: O intenso processo de globalização das relações econômicas e sociais revigorou o modelo de desenvolvimento pautado na degradação do meio ambiente. Essa realidade acelerou a limitação dos recursos naturais intensificando a redução da qualidade de vida das pessoas. Em contrapartida surgiu uma crescente conscientização da sociedade civil fundada na perspectiva de um futuro sustentável. A visão dos custos ambientais evoluiu considerando-se decorrente das atividades das organizações e, por isso, parte essencial do processo produtivo. Dessa situação surge o seguinte problema: Como o método de Custeio Baseado em Atividades (ABC) pode atuar na identificação dos custos ambientais gerando benefícios para as organizações? O objetivo geral foi apresentar uma revisão literária sobre a temática dos custos ambientais propondo o ABC como método mais adequado para evidenciá-los. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica estruturada na exploração de referenciais teóricos publicados. Obteve-se a compreensão de que o custo é a variável estratégica máxima no reconhecimento, mensuração e divulgação da informação ambiental fazendo da contabilidade um importante instrumento do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Desse modo, a decisão de utilizar o ABC como critério de custeio fomentador do sistema de informação gerencial de custos ambientais constituindo uma relação integradora entre a Gestão Baseada em Atividades (ABM) e o SGA, deve ser considerada como alternativa eficaz para melhorar a lucratividade das empresas, embora requeira maior aprofundamento teórico e prático, diversidade da literatura existente e contextualização acadêmica.
Descrição: SANTOS, J. C. V. A. Abordagem gerencial e gestão estratégica de custos ambientais pelo método ABC: Processo de Integração ABM e SGA. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1543
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Venceslau Araújo Santos.pdfJosé Carlos Venceslau Araújo Santos501.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.