Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, José Joálisson Alexandrino de-
dc.date.accessioned2018-02-26T14:10:03Z-
dc.date.available2018-02-26T14:10:03Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15449-
dc.descriptionARAÚJO, J. J. A. de. A presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemática. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemátiica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar a presença da Matemática Financeira na Licenciatura em Matemática. Com a globalização e a modernização da sociedade, é cada vez mais necessário fazer planejamento financeiro, visando à segurança e estabilidade econômica dos indivíduos, das famílias e até mesmo de empresas. Movidos pela indagação sobre como anda a educação financeira em nosso país, investigamos como tem se dado o ensino de matemática na educação formal. Constatamos, assim, que esse conteúdo não é ensinado de forma interativa e contextualizada em qualquer dos níveis de ensino, e isso, ainda segundo nossa investigação acadêmica, se deve ao fato de muitos professores ensinarem de forma superficial e sem muita objetividade, desde o ensino fundamental até a universidade, criando um círculo vicioso que atravessa gerações. A pesquisa foi baseada num questionário formado por 5 questões abertas e semiabertas aplicadas a professores de matemática e alunos da licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Submetidas as respostas a uma análise estudada, concluiu-se que os professores e alunos da licenciatura possuem sim conhecimentos em conteúdos de Matemática Financeira, porém sem aplicação em seu cotidiano, o que nos diz se tratar de um conhecimento vazio e sem porquê. Com isso, sugere-se que sejam abertas novas discussões acerca do tema nas Licenciaturas em Matemática, de modo que o conteúdo passe a ser trabalhado com mais atenção e qualidade, deixando de ser aplicado tão somente como complemento básico nas grades curriculares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvânio de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.titleA presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Joálisson Alexandrino de Araújo.pdfPDF - José Joálisson Alexandrino de Araújo6.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.